Notícias
Como elaborar um currículo?

 

 

 

Elaborar um currículo não é tarefa fácil, acaba se tornando um dos fatores de maior dúvida para os candidatos em um processo seletivo, principalmente no que diz respeito ao conteúdo.

 

Por ser considerado o cartão de visita do profissional, de qualquer nível hierárquico, e por representar o profissional no primeiro contato com o empregador, estabelecendo a primeira impressão, ele é considerado por especialistas a primeira etapa de um processo de seleção.  

 

Sendo de vital importância para a continuidade ou não em um processo seletivo, o currículo, chamado muitas vezes de CV (abreviação de Curriculum Vitae) deve ter uma estrutura limpa, bem organizada e passar por uma minuciosa revisão antes de ser enviado. Não se esqueça de que erros de português podem ser determinantes em uma reprovação. E quanto ao conteúdo, o que deve ou não ser registrado nesse documento? Você sabe o que não pode faltar em um bom currículo? E o que é dispensável?

 

Confira algumas dicas de como elaborá-lo aumentando as suas chances de ser selecionado:

 

 

Dados Pessoais

Nome completo, idade, estado civil e endereço devem aparecer logo no início do documento. É fundamental incluir também telefone e e-mail para que a empresa possa contatá-lo facilmente.

 

Não é necessário citar número de documentos e nem filiação.

 

 

Objetivo

Seu objetivo profissional deve ser descrito em apenas uma linha, abordando somente o cargo e a área de interesse.

 

Evite indicar mais de uma área ou cargo em um mesmo currículo, pois inúmeros objetivos profissionais podem ser interpretados como falta de foco.

 

 

Formação acadêmica

Coloque o nome do curso, instituição de ensino e data de término dos cursos que frequentou, apresentando-os por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.).

 

Não é necessário citar cursos que não estejam relacionados à área de interesse da vaga. Por exemplo: se você está concorrendo a uma vaga na área administrativa, um curso na área de estética não é relevante. Se você é graduado, não é necessário que coloque data de conclusão do ensino médio ou instituição. Sendo assim, se você possui o ensino médio completo, não é necessário que cite o ano de conclusão do ensino fundamental e sua data de conclusão. 

 

 

Experiência profissional

Mencione nome da empresa, cargo ocupado, data de entrada e saída da empresa, ordenando as experiências da mais recente para a primeira. Você pode incluir, também, um breve resumo de suas atribuições no cargo, ou seja, pode descrever as atividades realizadas de forma sucinta.

 

Não cite apenas o período de tempo no qual você atuou na empresa, por exemplo: 01 ano na empresa A; 10 meses na empresa B; 02 anos na empresa C. É necessário sempre incluir as datas de entrada e saída. 

 

 

Idiomas

Cite o idioma e o nível de conhecimento que possui, qualificando como básico, intermediário, avançado e fluente. Lembre-se que se idioma for um pré-requisito para o cargo, você será testado e deverá comprovar o nível declarado.

 

Não é necessário citar seu nível de proficiência em seu idioma natal. Se você nasceu no Brasil os contratantes esperam que você seja fluente em português, por isso tal informação não deve ser incluída como diferencial.

 

 

Informática

Coloque o nível real de seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet. Os programas podem ser citados em tópicos seguidos por seu nível de habilidade em utiliza-lo.

 

Não cite programas que você apenas conhece o funcionamento, nunca tendo utilizado na prática, pois quando as vagas necessitam de algum programa específico, testes podem ser aplicados.

 

 

Tamanho

Duas folhas são o bastante para qualquer profissional, seja ele um gerente com mais de 15 anos de atuação no mercado de trabalho ou um estudante se candidatando a uma vaga de estágio. Concentre-se em incluir suas 03 ultimas experiências profissionais ou seus últimos 10 anos de atuação.

 

Currículos grandes, com mais de 02 páginas não tornam você um profissional mais competente ou qualificado para a vaga, mas pode indicar falta de objetividade.

 

Se você não possui muita experiência ou está à procura do seu primeiro emprego, é recomendado que aposte em valorizar sua formação educacional. Vale mencionar cursos, palestras das quais participou. Além disso, também vale investir nos objetivos, detalhando o que tem para oferecer à empresa, como pretende contribuir e quais são suas competências. Caso possua, não se esqueça de mencionar trabalhos realizados sem registro em CLT e serviços voluntários.

 

 

Foto

Coloque foto somente se for exigência para a vaga desejada. Neste caso, ela deve ser 3×4 e ter boa qualidade.

 

Fotos fazendo pose, com roupas inadequadas (decotes profundos, curtas, sem camisa) não devem ser colocadas em hipótese alguma, pois não refletem profissionalismo.  

 

 

Após todas essas dicas tenho certeza que você está pronto para elaborar um currículo capaz de lhe representar e fazer os olhos dos empregadores brilharem. Mas vale a pena uma ultima dica: Cuidado com os endereços de e-mail inapropriados! Se seu endereço de e-mail for algo como gatinho(a)@....... faça uma nova conta de e-mail voltada para sua atuação profissional que lhe confira profissionalismo e credibilidade. Ou ainda: caso você esteja atuando em alguma empresa e em busca de uma nova oportunidade, não encaminhe seu currículo por meio de seu e-mail profissional. É antiético e demonstra que você está utilizando seu horário de trabalho para tratar de assuntos pessoais. Nesse caso utilize sempre seu e-mail particular em seu horário de intervalo.


 

 

Entre em Contato
Endereço
Rua dos Operários, nº 98
(Último andar) centro
Itabria/MG
Telefone
(31) 3831-6764
(31) 3831-5153
Horário de Atendimento
Segunda / Sexta - 08:00 - 18:00
E-mail
recrutamento@humanadesenvolvimento.com.br
humana@humanadesenvolvimento.com.br

 

 

 

   
© 2014. Humana Desenvolvimento Empresarial. Todos os direitos reservados.